Uma nova série de mapas do artista e cientista Stephen Von Worley dá ao código de cores um significado completamente novo. Em seu mais recente projeto gerado por algoritmos - "Crayon the Grids" - Von Worley tomou os mapas de dez grandes cidades do mundo e os coloriu segundo a orientação geográfica da malha urbana. À cada rua é atribuída uma cor específica para sua orientação, variando em tonalidade e espessura em função de sua direção e distância. O resultado é um vibrante mosaico do planejamento urbano que cria novas demarcações para algumas das cidades mais reconhecíveis do mundo.
Entre no mundo cromático das malhas urbanas coloridas, a seguir.
Quando coloridas por Von Worley, cidades que julgamos conhecer são vistas sob uma nova perspectiva. Demarcações prévias de municípios, bairros e distritos são apagadas e dão lugar a nuances de cores quentes e frias. San Francisco, Nova Iorque, Paris, Boston, Tóquio, Washington D.C., Chicago, Londres, Berlim e Los Angeles ressurgem, definidas pela concha de retalhos de seu planejamento. Sem surpresas, Chicago aparece como a mais uniforme das cidades, ao passo que Paris, com seus séculos de crescimento medieval orgânico e algumas profundas intervenções realizadas pelo Barão Haussmann, parece muito mais caótica.
Von Worley criou um método complexo para definir as cores em cada cidade baseado em mapas algorítmicos desenhados por cartógrafos da MapZen, um laboratório de mapeamento open source. Partindo de uma fórmula complexa para atribuir as cores aos dados de visualização, Von Worley correlacionou o ângulo de cada rua com os pontos cardinais, definindo, a seguir, uma cor única a cada um. Em seguida, o artista acrescentou as informações referentes ao comprimento das ruas à fórmula, proporcionando peso visual para as avenidas que servem como âncoras para cada malha. Uma série de outros fatores foram considerados para cada cor, incluindo o paralelismo e a ortogonalidade, rodovias adjacentes e relações com malhas vizinhas.
A história ganha vida com os mapas de Von Worley, que expõem, por exemplo, a divisão de Berlim e as raízes europeias de Boston. Divisões reluzentes entre malhas retratam a natureza cambiante do urbanismo ao longo dos séculos. Os mapas oferecem uma nova perspectiva para algumas das cidades mais famosas do mundo através do planejamento urbano e do uso das cores.
Explore os mapas de Von Worley em seu website.